Subprojeto Artes/Música da Unimontes tem trabalho aprovado no VIII
Encontro Regional Sudeste da ABEM – IV Semana de Educação Musical, realizado em
São Paulo
Nos dias 17 a 21 de setembro de 2012
foi realizado no Instituto de Artes da UNESP, na cidade de São Paulo a IV
Semana de Educação Musical e VIII Encontro Regional Sudeste da ABEM – Educação
Musical e contemporaneidade: invenção, tecnologia e pesquisa. O evento contou com a
participação de professores pesquisadores nacionais e internacionais, de educadores musicais e de estudantes de graduação e de
pós-graduação. A professora colaboradora Aparecida de Jesus Soares
Pereira participou do evento apresentando seu trabalho com o título: “O ensino
de música na Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro e as contribuições do
PIBID Artes/Música da Unimontes em suas práticas educativas”, publicado na página
24 dos Anais do evento. A acadêmica bolsista Lucilene Aparecida Santos Tavares
também apresentou seu trabalho com o título: “O ensino de música na Escola
Estadual Coronel Filomeno Ribeiro: um relato de experiência”, também publicado
na página 25 dos Anais do evento. A acadêmica bolsista Karen Luane Nascimento
também apresentou seu trabalho com o título: “Música e inclusão social no
contexto formal de ensino na Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro em Montes
Claros-MG: relato de experiência”, também publicado na página 22 dos Anais do
evento. Sobre a participação no evento, a professora colaboradora Aparecida de
Jesus Soares Pereira disse que: “O
objetivo do Encontro foi discutir questões contemporâneas da Educação Musical,
especialmente as relacionadas às invenções empreendidas cotidianamente por
educadores musicais, às interfaces entre educação musical e novas tecnologias,
e às investigações que buscam compreender esses aspectos contemporâneos do
aprender e ensinar música. O evento também proporcionou momentos de
discussões através das conferências, mesas-redondas, sessões de comunicações
orais, minicursos, apresentações musicais, lançamentos de livros e
audiovisuais, e exposição de materiais. Também não se pode deixar de destacar a
importância do contato com vários autores renomados da educação musical que
também atuaram como conferencistas, dentre eles: ES – Ms. Darcy Alcântara Neto
(UFES), MG - Dra. Sônia Tereza da Silva Ribeiro (UFU), RJ – Dr. José Nunes Fernandes (UNIRIO), Dra.
Mirian Celeste Martins (Universidade Mackenzie) que falaram do tema sobre “Música na escola dos estados da região sudeste” e na conferência de
encerramento Dr. Daniel Cavicchi (Rhode
Island School of Desing, USA) que discursou sobre “A musicalidade da escuta:
questões para a educação musical hoje”. Ainda destaca-se a participação em
mesas redondas com a participação: Dra. Maria da Graça
Jacintho Setton (FE-USP) e Professora Lilia Romero (FLADEM-Peru) que discutiram
sobre “Educação Musical e Contemporaneidade”, Dr.
José Manuel Moran (Universidade Anhanguera-Uniderp) e Dr. Daniel Gohn (UFScar),
com o tema: Educação Musical e Novas Tecnologias”; e ainda, Dra. Maria
Teresa Eglér Mantoan (UNICAMP), Dra. Fabiana Bonilha (CTI Renato Archer), Dra.
Alice-Ann Darrow (Florida State University, USA; ISME) com o tema: “Educação
Musical Inclusiva”. Contudo, o encontro permitiu aos
participantes do subprojeto Artes/Música da Unimontes participar das discussões
sobre o atual contexto da educação musical e o contato direto com os diversos
educadores musicais proporcionou o diálogo entre os mesmos estabelecendo
vínculos entre as universidades, sobretudo a Unimontes e mais especificamente o
subprojeto que tem atuado de forma efetiva nas escolas estaduais Coronel
Filomeno Ribeiro e Irmã Beata na cidade de Montes Claros-MG, além de
proporcionar aos mesmos a oportunidade de produção de trabalhos científicos
contemplando as atividades do Programa para trazer maior conhecimento e melhor
sistematização para o planejamento das atividades com o ensino de música nestas
escolas. O evento foi transmitido ao vivo pela
internet através do link: http://www.livestream.com/apremus”. A acadêmica bolsista Lucilene Aparecida
Santos Tavares acrescenta que: “A
participação no congresso da ABEM foi uma experiência bastante significante
para mim, tanto na formação acadêmica, no sentido de investir em pesquisa,
quanto na vida pessoal, pois a partir dessa experiência sinto-me mais segura
com relação aos meus objetivos profissionais e pessoais. O PIBID, além de
inserir o acadêmico no cotidiano escolar, incentiva-o á produção científica, o
que contribuirá para sua formação não só como professor, mas como professor
pesquisador”. Já a acadêmica bolsista Karen Luane Nascimento completa que:
“A participação na ABEM Sudeste superou
minhas expectativas , ainda mas pelo motivo de meu trabalho ser transmitido ao
vivo pela internet. Estavam presente nesse evento grandes
doutores da educação musical, pude ainda representar a minha universidade, e
falar um pouco sobre educação musical e inclusão com o projeto Pibid”.